Acontece

Fevereiro Roxo: saiba como as doenças crônicas podem afetar a saúde

A Campanha dos “Meses Coloridos” promove debates sobre diferentes doenças ao longo do ano
Adriana Abadia Rangel Torres
23/02/2024 - 12:02 - atualizado em 23/02/2024 - 12:51

Por: Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor - SIAPSS

Neste mês, o Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU),  dentro do projeto “Meses Coloridos”, promove o “Fevereiro Roxo”, mês de conscientização e prevenção sobre o Lúpus, a  Fibromialgia  e o Alzheimer. O programa tem o intuito de levantar importantes discussões sociais sobre doenças ou quaisquer outras  questões com campanhas definidas por diferentes cores ao longo do ano.

Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, debatidas em fevereiro, são caracterizadas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e,  segundo o Ministério da Saúde, estas são de progressão lenta e longa duração, que, em muitos casos,  ainda não têm cura. Elas  podem ser silenciosas ou sintomáticas e, geralmente, são levadas por toda a vida - ambos os casos podem comprometer a qualidade  de vida e representam risco para o paciente.

Em geral, estão relacionadas a causas múltiplas, são caracterizadas por início gradual, de prognóstico normalmente incerto, com  longa ou indefinida duração. Apresentam curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agravamento, que  podem gerar incapacidades.

As DCNTs tendem a ser de longa duração e são o resultado de uma combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e  comportamentais. Conforme pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, tais agravos  matam 41 milhões de  pessoas a cada ano, o equivalente a 74% de todas as mortes no mundo, principalmente mortes prematuras. Também acarretam  perda de qualidade de vida, limitações e incapacidades, constituindo a maior carga de  morbimortalidade.

O desenvolvimento de tratamentos adequados e mudanças de hábitos promovem mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.

 

Veja algumas dicas de autocuidado:

1. Adote hábitos de vida saudáveis;

2. Alimente-se bem;

3. Faça exercícios físicos regulares;

4. Entenda o funcionamento da doença;

5. Siga as recomendações do médico;

6. Recorra a alternativas complementares, como terapia, fisioterapia, trabalhos artesanais, aprender novos idiomas e instrumentos, resolver jogos e engajar-se socialmente;

7. Desenvolva sono regular e adequado;

 

O Siapss, que está localizado na Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), da Pró Reitoria de Gestão de Pessoas  (Progep), da UFU, promove ações com foco na educação em saúde para ampliar a conscientização, a responsabilidade e a  autonomia dos servidores e servidoras da UFU, incentivando a adoção de práticas que melhorem a saúde e a qualidade de vida.

Essas campanhas mensais servem de alerta tanto para prevenção das doenças, quanto para abertura de debates sobre elas e  buscam a conscientização e educação do público. Elas incentivam a troca de experiências e discussões a  respeito da importância de  estratégias e de políticas públicas voltadas à promoção da Saúde.

Para saber mais informações sobre a campanha dos “Meses Coloridos” e sobre as ações desenvolvidas pelo SIAPSS, acesse o site http://www.progep.ufu.br/dirqs ou entre em contato pelo telefone (34) 3225-8071.   

FONTE: Sociedade Brasileira de Reumatologia -  https://www.reumatologia.org.br/Ministério da Saúde – Portal Gov.br -  https://www.gov.br/saude/pt-br

Vídeo sobre fibromialgia: https://www.youtube.com/watch?v=LoOlh1YMzWQ