Acontece

Dezembro Laranja: prevenção e detecção precoce do câncer de pele

Não se exponha ao sol, procure ajuda!
Kleverson Dáliton Silva Moreira
20/12/2023 - 10:31 - atualizado em 20/12/2023 - 10:31

No Dezembro Laranja temos a possibilidade de falar sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele. Nesse sentido, o SADEQ traz informações que podem contribuir com sua saúde.

O cuidado à pessoa que está em uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas envolve uma perspectiva integral de tratamento, e neste sentido, a prevenção do câncer de pele faz parte deste cuidado.

A exposição ao sol é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele e, por vezes, a pessoa não percebe os riscos envolvidos devido ao uso de substâncias psicoativas que prejudique esta percepção.

Portanto, evite a exposição ao sol e use diariamente protetor solar FPS30 ou maior. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia é importante estar atento aos seguintes sinais e sintomas:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Além de todos esses sinais e sintomas, melanomas metastáticos podem apresentar outros, que variam de acordo com a área para onde o câncer avançou. Isso pode incluir nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abominais e de cabeça, por exemplo.

Assim, para maiores informações sobre o tema, confira o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U_Z2p6iNDpI.

O SADEQ- Oficina da Vida está localizado na Av. Mato Grosso, 3370 B. Umuarama. Bloco 4E.
Contato: 3225-8086
seadq@dirqs.ufu.br

 

 

Referência:
Sociedade Brasileira de Dermatologia, disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/cancer-da-pele/