29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo

Setor de Atenção a Dependência Química/Oficina da Vida da DIRQS/PROGEP/UFU
Assessoria Administrativa DIRQS
28/08/2023 - 16:25 - atualizado em 28/08/2023 - 16:49

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”.

O tabagismo ativo e a exposição passiva à fumaça do tabaco estão relacionados ao desenvolvimento de aproximadamente 50 enfermidades, dentre as quais vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses). Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; patologias buco-dentais; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez.

Comparados aos não fumantes, estima-se que o tabagismo aumenta o risco de:

• Desenvolver doença coronariana em 2 a 4 vezes;
  • Desenvolver acidente vascular cerebral em 2 a 4 vezes;
  • Homem desenvolver câncer de pulmão em 23 vezes;
  • Mulher desenvolver câncer de pulmão em 13 vezes;
  • Morrer de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (como bronquite crônica e enfisema) em 12 a 13 vezes.

O tabagismo é uma doença provocada pelo uso de tabaco por meio do uso do cigarro de palha, industrializado, narguilé e cigarro eletrônico e parar de fumar é muito importante para que você tenha uma vida saudável.

E no SADEQ – Setor de Atenção a Dependência Química/Oficina da Vida da DIRQS/PROGEP/UFU você, servidora e servidor, tem essa oportunidade! Ligue e agende uma triagem: (34) 3225-8079.

No entanto, se quer tentar parar de fumar sozinho, vamos passar algumas orientações que podem ajudá-lo (a):

• Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial, e para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.
  • Você pode escolher duas formas para parar de fumar:

1) A parada imediata. Esta geralmente é a opção que a maior parte das pessoas têm mais sucesso. Você escolhe a data e, nesse dia, deixa de fumar.

2) A parada gradual. Você pode utilizar este método de três formas:

a) Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.

b) Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia por um número de horas predeterminado a cada dia até que você não fumará nenhum cigarro.

c) A parada por espaçamento você vai aumentando o intervalo entre os cigarros fumados, até parar totalmente.

O ideal na parada gradual é que você realize a parada em até sete dias. Como prazo máximo, não deverá gastar mais que duas semanas nesse processo.

Ao parar de fumar, os benefícios à saúde são quase imediatos, conforme demonstrado a seguir:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros, e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil, e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Fontes:

www.inca.gov.br