Acontece

Sadeq realiza evento em comemoração ao 'Dia Mundial da Saúde'

Atividade contou com aferição de pressão e glicemia, oferta de frutas e chás medicinais
Adriana Abadia Rangel Torres
06/06/2023 - 11:16 - atualizado em 06/06/2023 - 11:27

“Momento Saúde” incluiu a aferição de glicemia. Foto: Isabella Breve

 

O Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente no dia 7 de abril, marca a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrida em 1948. Com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global, a comemoração de cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Em 2023, o tema é “Saúde para Todos”. 

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs) é responsável por promover a saúde dos servidores. O Setor de Atenção à Dependência Química (Sadeq), integrado à diretoria, realiza ações de assistência, promoção e prevenção para toda comunidade acadêmica no que se refere aos Transtornos Mentais e Comportamentos decorrentes do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas (álcool, tabaco e outras drogas). Com o objetivo de promover e chamar a atenção para os cuidados referentes à saúde e prevenção a doenças, o setor realizou o evento “Momento Saúde”, que contou com aferição de pressão, glicemia, oferta de frutas e chás, e informações referentes a hábitos saudáveis de vida. 

O evento foi destinado aos servidores da universidade e discentes. A técnica em enfermagem do Sadeq, Marilda Arantes Oliveira, realizou orientações sobre os princípios terapêuticos dos chás medicinais com base nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como orientado pelo Ministério da Saúde e OMS. “Nós oferecemos a aferição de pressão e glicemia, que isoladamente, não são diagnósticos, mas alertas para que as pessoas procurem um serviço de saúde”, complementa. 

Sandra de Fátima Barcelos Correa Moura, servidora da Dirqs e assistente social, aponta a importância do evento. “Nós, como estamos integrados na Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, sabemos que esses eventos são necessários. Acredito que a promoção da saúde precisa começar daqui”. Sandra, assim como outros servidores que compareceram ao “Momento Saúde”, se depararam com resultados inesperados. “Eu não esperava que minha pressão estivesse alta, e ela está. Eu senti que não estava bem hoje de manhã. O aconselhamento das profissionais do setor foi fundamental nesse momento”, concluiu. 

Além das orientações dos profissionais, cartazes informativos foram espalhados pelo local. Foto: Isabella Breve

Foram ofertados chás de capim-cidreira, canela, alfavaca e manjericão, utilizando, assim, seus benefícios na promoção da saúde dos servidores. Além disso, o Sadeq firmou uma parceria com a Unimed Uberlândia, que forneceu frutas variadas para o “Momento Saúde”. Segundo a gerente do setor e assistente social Joana D’Arc Vieira Couto Astolphi, o objetivo da oferta de frutas da estação foi estimular a alimentação saudável. “O consumo de frutas na sociedade é relativamente baixo, a ação proposta é um incentivo para que as pessoas incluam em sua dieta o consumo regular de frutas”, acrescenta. 

Bananas, maçãs e laranjas foram disponibilizadas através da parceria com a Unimed Uberlândia. Foto: Isabella Breve

“Alguns alertas foram acionados, atendemos pessoas com pressão e glicemia alteradas. Desta forma o evento contribuiu e sinalizou a necessidade de maior atenção com a saúde. Assim, entendemos que os objetivos propostos com o evento foram alcançados”, finaliza Marilda. 

 

Entrevista Lourdes - TV Universitária - Dia Mundial sem Tabaco: https://www.youtube.com/watch?v=mqq3fkzZwks