Acontece

26 de junho: Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas

SADEQ/Oficina da Vida conta com atendimento ambulatorial diário para dependência química
Amanda Gaspar Pereira
26/06/2023 - 11:16 - atualizado em 26/06/2023 - 11:32

O dia 26 de junho foi estabelecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Uso de Drogas com o intuito de conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de atenção aos problemas sociais criados pelas drogas, além de planejar ações de enfrentamento à dependência química. Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas, lícitas ou ilícitas, é uma doença crônica que se apresenta como um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois  afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos, sendo irrefutável a importância de ações de prevenção e tratamento.

Quem necessita de tratamento no SUS devido ao abuso de álcool e outras drogas deve procurar as Unidades Básicas de Saúde e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Para a comunidade UFU (servidores e seus dependentes, fundacionais e estudantes) esse serviço também é oferecido pelo Setor de Atenção à Dependência Química –SADEQ/Oficina da Vida, setor relacionado a Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor – DIRQS, que integra a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP, que atua com questões relacionadas ao uso, abuso e dependência de drogas.

O serviço ofertado no SADEQ/Oficina da Vida conta com atendimento ambulatorial diário para dependência química, incluindo treinamento de habilidades sociais, intervenções motivacionais, atendimento multiprofissional, ambulatório de família, ambulatório de tabagismo, capacitações, palestras e demais serviços relacionados.

Lembre-se que você não está sozinho! Se precisar, conte conosco! Entre em contato e agende uma avaliação!

 

SADEQ/Oficina da Vida

Avenida Mato Grosso, 3370, Bloco 4E, Umuarama

(34) 3225-8079 | 3225-8086 | seadq@dirqs.ufu.br