Acontece

Será que estou bebendo demais?

Avalie aqui o seu consumo.
Adriana Abadia Rangel Torres
15/02/2023 - 13:33 - atualizado em 15/02/2023 - 13:33

Será que estou bebendo demais? Avalie aqui o seu consumo.

Ação é desenvolvida pelo Setor de Atenção à Dependência Química, da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor

 

            O dia 18 de fevereiro é considerado pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e neste contexto estamos lançando a campanha para acessar o Questionário CAGE. Os interessados em avaliar o próprio consumo de álcool, agora tem um aliado. O Setor de Atenção à Dependência Química (SADEQ – Oficina da Vida), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está disponibilizando um teste autoaplicável CAGE destinado a detecção de transtornos decorrentes do consumo de álcool.

O questionário, é um instrumento que está validado no Brasil desde 1983, é de fácil e rápida utilização, composto por quatro perguntas com alternativas sim ou não, e respondido em um tempo médio de um minuto. No caso de duas ou mais respostas positivas, sugere uma indicação de provável dependência, é recomendado que a pessoa procure um profissional da saúde para orientação e intervenção em relação ao consumo detectado.

            Esta é mais uma ação de promoção e prevenção à saúde relativas ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas do SADEQ – Oficina da Vida, Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (DIRQS), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFU (PROGEP/UFU). Para responder ao teste CAGE acesse o link: http://www.progep.ufu.br/programas/programa-de-atencao-dependencia-quimica-sadeq-oficina-da-vida.