Acontece

Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor promove a live “Mês de prevenção ao suicídio: Regulação emocional e prevenção ao estresse como forma de cuidado em saúde mental”

Ação do setor faz parte do projeto Meses Coloridos
Adriana Abadia Rangel Torres
23/09/2022 - 16:45 - atualizado em 27/09/2022 - 10:53

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), por meio do Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida do Servidor (Dirqs),  realizará em 29 de setembro, às 17h, a live “Mês de prevenção ao suicídio: Regulação emocional e prevenção ao estresse como forma de cuidado em saúde mental”, com transmissão pelo canal da Dirqs no YouTube.

A live tem como principais objetivos promover a educação em saúde mental, repassando estratégias de como ajudar na prevenção ao suicídio, além de ensinar técnicas para o controle e regulação emocional com base na Terapia Comportamental Dialética (DBT, em inglês).

A ação contará com a palestra de Kátia Caetano, Pós-doutora pelo East Bay Behavior Therapy Center, nos Estados Unidos; Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Boston Univeristy, nos Estados Unidos; Mestre em Psicobiologia pela USP e formada em Psicologia pela UFU. Além disso, ela é supervisora clínica e terapeuta cognitivo-comportamental.

As inscrições para o evento podem ser feitas até 27 de setembro, às 23h45, via site da Divisão de Capacitação de Pessoal  (Dicap/Progep/UFU). A divulgação da lista dos participantes acontece no dia seguinte. Ainda, haverá emissão de certificados por meio da Dicap.

Para mais informações acesse o site da Progep: http://www.progep.ufu.br/capacitacao/live-mes-de-prevencao-ao- suicidioregulacao-emocional-e-prevencao-ao-estresse-como-forma
 

Sobre a Campanha Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.


Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! E em 2022, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha!”, com diversas ações já sendo desenvolvidas em todo o território nacional.
 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a necessidade da necessidade de ações contínuas, e de iniciativas como o Setembro Amarelo para dar a atenção ao problema. De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, podendo chegar a 1 milhão devido a subnotificação. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 
 
Uma boa parcela dos casos de suicídio está relacionada a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Onde procurar ajuda?

CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
UBS – Unidade Básica de Saúde
UAI – Unidade de Atendimento Integrado
Corpo de Bombeiros – Disque 192
Centro de Valorização da Vida (CVV) – Disque 188

  
Fonte: Portal Comunica