Comunidade acadêmica da UFU conta com apoio para prevenção e tratamento de dependências químicas

Último domingo (26/06) marcou 'Dia Mundial de Prevenção às Drogas'; saiba como servidores, seus familiares e alunos da instituição podem obter ajuda especializada
Kleverson Dáliton Silva Moreira
30/06/2022 - 09:49 - atualizado em 30/06/2022 - 10:13

Originalmente sob o nome ‘Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas’, esta data foi criada durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987.

O objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas para os riscos do consumo e abuso de drogas, sejam elas lícitas, como álcool ou cigarro, ou ilícitas, como maconha ou cocaína, dando destaque para os efeitos danosos que essas substâncias podem causar – mudanças no apetite e no sono; alterações no coração e na pressão; cânceres e, principalmente, a dependência.

Onde buscar ajuda?

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conta com o serviço de atenção às questões relacionadas ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas (álcool, tabaco e outras drogas), no Setor de Atenção à Dependência Química (Sadeq/Oficina da Vida), vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O setor desenvolve ações de assistência, promoção, prevenção e educação em saúde para os servidores e seus dependentes, fundacionais e estudantes UFU, ofertando atendimento ambulatorial diário, intervenções setoriais, capacitações e demais serviços relacionados.

Para mais informações consulte o Sadeq/Oficina da Vida:

• Endereço: Av. Mato Grosso, 3.370 - Bloco 4E, Campus Umuarama
  • E-mailseadq@dirqs.ufu.br