Manual do Servidor (Serviços / Procedimentos)

Procedimento para inclusão no SEI de processo de ação de formação e desenvolvimento de pessoas promovida pela DICAP

Camila Pires e Silva
12/01/2021 - 10:08 - atualizado em 07/03/2022 - 10:35

Após avaliação e aprovação do projeto pela DICAP, o servidor (instrutor) deverá abrir o processo no SEI.

Público-alvo:
Professor, Técnico Administrativo

Passo a passo para inclusão de processo:
- Iniciar Processo
- Tipo de Processo – Pessoal: Cursos Promovidos pela Instituição.
- Especificação: Nome do Curso ou Ação
- Interessados: selecionar Nome do Servidor (instrutor), DICAP, DIRPA, PROGEP.
- Nível de Acesso: Público

É importante que o Servidor Instrutor anote o número do processo para acompanhamento no SEI.

Passo a passo para inclusão de projeto:
Aberto o processo, os próximos passos são:
- Incluir documento
- Escolha o tipo de documento: "Projeto de Ação de Formação e Desenvolvimento"
- Nível de Acesso: Público

Preencher o projeto conforme já validado anteriormente pela DICAP sem alteração alguma e assinar.

Passo a passo para inclusão de termo de compromisso:
Após inclusão do projeto, é necessário incluir o "Termo de Compromisso e Responsabilidade DICAP". Para isso as instruções são:
- Incluir documento
- Escolha o tipo do documento: “Termo de Compromisso e Responsabilidade DICAP”
- Nível de Acesso: Público

Ler atentamente, preencher o termo com o nome do(s) instrutor(es), assinar e enviar o processo para DICAP.

OBSERVAÇÃO: Se houver mais de um instrutor, o projeto e o termo devem ser assinados por todos e, para isso, deve-se colocar o projeto em bloco de assinatura.

Passo a passo para inclusão em bloco de assinatura:
- Clique em “Bloco de Assinatura” no menu principal esquerdo. O bloco de assinatura é utilizado para assinatura de documentos e minutas por usuários que não estejam na mesma unidade.
- Clique em “Novo”, no canto superior direito.
- No campo “Descrição”, digite o nome do bloco de assinatura. No campo “Unidades para Disponibilização”, digite o nome da unidade que assinará as minutas do bloco e clique sobre o nome. Caso os documentos devam ser disponibilizados a mais de uma unidade para assinatura, faça uma nova pesquisa. Clique em “Salvar”, no canto superior direito.
- Volte ao menu principal, entre no processo desejado e selecione o documento que precisa ser assinado.
- Abra o documento e clique no ícone “Incluir em Bloco de Assinatura”.
- Selecione o documento a ser incluído e clique no campo “Bloco”.
- Selecione o Bloco de Assinatura desejado e clique em “Incluir”, no canto superior direito.
- Verifique se foi incluído e retorne ao menu principal. Clique novamente no ícone “Blocos de Assinatura” no menu esquerdo.
- Localize o Bloco na lista e clique no ícone “Disponibilizar bloco” para a unidade interessada ter acesso ao Bloco de Assinatura.

Passo a passo para assinar documento em bloco de assinatura:
- Clique em “Bloco de Assinatura” no menu principal esquerdo.
- Localize o documento a ser assinado e para visualizá-lo clique no ícone “Processos/Documentos do Bloco”, disponível na coluna “Ações”.
- Clique sobre o número do documento para visualizá-lo.
- Após verificar o conteúdo do documento, clique no box “Selecionar para Assinatura” e na sequência, clique no ícone “Assinar documento”.
- Retorne ao menu “Bloco de Assinatura” e clique no ícone “Retornar Bloco” para devolver o bloco à unidade geradora.

Procedimentos Relacionados