Manual do Servidor (Serviços / Procedimentos)

Dependência química - ambulatório geral

Portal PROGEP
08/09/2014 - 08:59 - atualizado em 07/10/2014 - 08:46

Atendimento ambulatorial com a finalidade de buscar a abstinência das drogas, reduzir o consumo e danos à vida dos usuários. Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre os hábitos de consumo de álcool e outras drogas. Entretanto, mais importante que elencar sinais e sintomas e outras dificuldades do consumo das drogas, que tal se perguntar: Que lugar o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas ocupam em minha vida? Este lugar pode ser chamado de: falta, vazio, tristezas, busca de prazer, timidez, ansiedade, medos, solidão, necessidade de aprovação, curiosidades..., os quais podem ser acolhidos de outras maneiras mais saudáveis, singulares e humanas.

Para tal, o programa utiliza de estratégias de promoção de abstinência e redução de danos através de mudança de hábitos e estilo de vida. Enfim, reconstruir sua vida pessoal, familiar e social num conjunto de atenções individuais e grupais, através da realização de ntervenções motivacionais, grupos operativos, treinamento de habilidades sociais, prevenção de recaída e rede social, oficinas terapêuticas e atendimento individual bio-psico-social.

Público-alvo: 
Técnico Administrativo, Servidores recém ingressados na UFU, Servidores que estejam em estágio probatório, Estudante, Professor, Família do Servidor, Partícipe SIASS, Aposentado

Requisitos

Acima de 18 anos

Servidores da UFU e Fundações e seus dependentes diretos

Estudantes da UFU

Órgãos partícipes do SIASS.


Orientações

O servidor deverá telefonar e agendar triagem. Após a entrevista e impressão diagnóstica, o solicitante será admitido, imediatamente, no programa conforme plano terapêutico. Este serviço funciona diariamente de segunda a sexta-feira, durante todo o ano.





Responsável