Capacitação

Ética e Serviço Público

Divisão de Capacitação
21/08/2020 - 10:15 - atualizado em 21/08/2020 - 10:15
Objetivo: 

Neste curso, serão apresentados os principais fundamentos de ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público. A conduta das pessoas interfere no funcionamento das organizações e traz impactos para a sociedade. Por essa razão, o desenvolvimento da consciência ética é fundamental para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia. A proposta central do curso é capacitar as pessoas para que tenham conduta ética ao oferecerem e utilizarem serviços públicos.

Conteúdo do curso: 
  • Conceitos básicos
    • 1.1 Os sentidos atribuídos à ética
    • 1.2 Relativismo ético
    • 1.3 Ética e filosofia
    • 1.4 Ética, política e direito
    • 1.5 Educação Ética
  • Ética da Vida Pública
    • 2.1 A vida pública e a esfera privada: o Estado
    • 2.2 Democracia e cidadania
    • 2.3 Cidadania no Brasil
    • 2.4 Serviço Público e desafios do Estado contemporâneo no Brasil
    • 2.5 Responsabilidade pública (Accountability)
  • Conduta no Serviço Público
    • 3.1 Regras de conduta
    • 3.2 Profissionalismo, decoro e civilidade
    • 3.3 Códigos de ética no Serviço Público
    • 3.4 Iniciativas da Administração Pública federal
Informações complementares: 

O site da ENAP informa que o servidor pode inscrever-se a qualquer momento e iniciar o curso imediatamente.

As inscrições para este curso podem ser feitas por meio do endereço: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/4

O certificado será emitido pela ENAP.

Pré-requisitos: 
Ensino fundamental completo
Público-alvo: 
Professor - Técnico Administrativo
Local: 
Site da ENAP
Carga horária: 20 horas
Vagas:
Período de inscrições
Divulgação da lista de participantes
Período de realização